Cadastre-se para receber notícias atualizadas sobre o SBMF'09:
 
Nome:
E-mail:


Minicursos (apresentações em Português)

 

Minicurso 1 - Introdução ao Teste de Software

  • Ministrante: Márcio Eduardo Delamaro, Universidade de São Paulo, Brasil.

  • Resumo: Nesse minicurso serão apresentados os pontos fundamentais sobre a atividade de teste de software. Serão discutidos alguns conceitos básicos e algumas técnicas de teste. Ênfase será dada à tecnica estrutural e à técnica baseada em defeitos. Serão ainda apresentadas ferramentas de apoio a essas técnicas, desenvolvidas dentro do grupo de Engenharia de Software do ICMC/USP.

  • Biografia: Márcio Eduardo Delamaro é graduado em Ciência da Computação, com mestrado e doutorado em Engenharia de Software. Durante o doutorado, trabalhou na Purdue University, nos Estados Unidos. Fez pós-doutorado no Politecnico di Milano e na Università degli Studi di Milano, na Itália. Foi professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado no Departamento de Sistemas Computacionais do ICMC/USP em São Carlos.
 

Minicurso 2 - Métodos Formais para Geração Automática de Casos de Teste

  • Ministrantes: Patrícia D. L. Machado e Wilkerson L. Andrade, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

  • Resumo: O principal objetivo deste minicurso é apresentar os fundamentos da teoria de teste de software que se dedica a melhoria da confiabilidade e produtividade dos processos de teste. Além disso, introduz modelos formais e suas respectivas técnicas e ferramentas para geração automática de casos de testes. Atividades de teste que são baseadas em teorias bem estabelecidas podem trazer muitos benefícios para o processo de desenvolvimento de software. Por exemplo, é possível evitar a geração de casos de testes inválidos e errôneos que podem corromper todo o processo de teste. O foco deste minicurso será em testes funcionais de sistemas reativos. Os modelos que serão apresentados são: 1) Input-Output Labelled Transition Systems (IOLTS) e a ferramenta TGV; e 2) Input-Output Symbolic Transition Systems (IOSTS) e a ferramenta STG. Esses dois modelos podem ser obtidos de inúmeros formalismos de especificação, incluindo diagramas UML. Portanto, eles podem ser amplamente aplicados. Por questões de simplicidade, este curso estará baseado principalmente na apresentação e discussão de exemplos, ao invés de conceitos teóricos.

  • Biografias: Patrícia Duarte de Lima Machado é professora no Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande, desde 1995. Ela recebeu o título de Doutora em Ciência da Computação da Universidade de Edinburgh, UK, em 2001; o título de Mestre em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco, em 1994; e o título de Bacharel em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba, em 1992. Suas áreas de pesquisa incluem teste de software, métodos formais, computação móvel, desenvolvimento de software baseado em componentes e desenvolvimento orientado a modelos. Desde 2001, produziu inúmeras contribuições na área de teste de software, incluindo projetos de pesquisa, publicações, ferramentas, orientações, cooperações nacionais e internacionais e ensino. Wilkerson de Lucena Andrade recebeu o título de Bacharel e Mestre em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, em 2005 e 2007, respectivamente. Está atualmente desenvolvendo seu doutorado em Ciência da Computação junto à mesma universidade. Ele é autor e co-autor em mais de 10 publicações nacionais e internacionais. Suas áreas de pesquisa incluem engenharia de software, automatização de testes, teste formal, testes de aplicações para telefonia móvel e testes de sistemas de tempo real.