Projeto GIGA – Coordenações Temáticas RNP   ::  Gerenciamento em Redes Avançadas
  Home
  Participantes
  Objetivos
  Documentos
  Notícias
  Downloads
  Contato
:: Notícias ::
:: Cronograma ::
   Já iniciaram as atividades de pesquisa e implementação o do projeto. Veja o cronograma de atividades.
:: Conteúdo ::
   Contribua com o conteúdo do site GigaManP2P. Entre com contato com o webmaster.


       Este projeto propõe o desenvolvimento e implantação de uma rede Peer-to-Peer (P2P) para gerenciamento da rede óptica o projeto GIGA. Essa rede P2P será composta por módulos de software (peers) localizados ao longo da rede óptica. Os peers se comunicarão uns com os outros de forma a colaborar nas tarefas de gerenciamento. Essa comunicação será realizada usando a tecnologia de Web Services (que utiliza normalmente o protocolo SOAP sobre HTTP). Além disso, os peers terão a capacidade de receber políticas de gerenciamento e transformá-las em ações de configuração dos dispositivos da rede óptica. Por fim, as políticas recebidas por um peer serão encaminhadas aos outros peers da rede através dos processos de difusão na rede P2P.
Leia mais...
     

       A rede P2P de gerenciamento fornecerá um conjunto básico de serviços de gerenciamento. Esse conjunto de serviços pode em sempre ser suficiente, dada às necessidades das aplicações em execução na rede GIGA. Nesse caso, um mecanismo de expansão dos serviços de gerenciamento deve estar disponível. Propomos neste projeto o uso de agentes móveis e da MIB Script como mecanismos para adição de novos serviços de gerenciamento na infra-estrutura P2P. Os agentes móveis vasculharão a rede P2P de forma a instalar novos serviços em peers desatualizados. Da mesma forma, a MIB Script permitirá que novos scripts de gerenciamento possam ser distribuídos e executados pelos diversos peers, controlando assim a infra-estrutura óptica do projeto GIGA. O suporte aos agentes móveis e à MIB Script em cada peer, bem como o controle do processo de expansão dos serviços de gerenciamento fornecidos pela infra-estrutura P2P serão desenvolvidos pela UFC.
       Para que a infra-estrutura de gerenciamento fornecida pela rede P2P opere de forma consistente, o roteamento de mensagens entre peers deve ser tolerante a falhas (para garantir,
por exemplo, que a transmissão scripts ocorra com sucesso). A tolerância a falhas no processo de roteamento de mensagens entre peers permitirá que o sistema de gerenciamento funcione mesmo quando a rede P2P estiver parcialmente inoperante. Para isso, deve-se conhecer, a todo o momento, o estado da rede P2P em termos de conectividade e tolerância a falhas. O cálculo de conectividade da rede P2P será desenvolvido pela UFPR, enquanto que a tolerância a falhas na rede P2P será de responsabilidade dos trabalhos da UFRJ.
  Objetivos do projeto GigaMan P2P

  • Definição de uma infra-estrutura Peer-to-Peer (P2P) de gerenciamento para a rede do Projeto GIGA;
  • Desenvolvimento de peers com capacidade de comunicação com os dispositivos ópticos da rede do Projeto GIGA;
  • Desenvolvimento, nos peers da rede P2P, de uma camada de software que forneça a abstração das particularidades dos dispositivos da rede;
  • Desenvolvimento de interfaces de usuário (utilizando tecnologias Web) para os administradores da rede;
  • Disponibilização, pela rede P2P, de serviços para execução de scripts de gerenciamento;
  • Desenvolvimento do suporte nos peers a políticas de gerenciamento criadas pelos administradores da rede do projeto;
  • Criação de serviços para reserva de recursos com vista a QoS;
  • Implementação na infra-estrutura P2P de suporte ao rerroteamento;
  Boletim  
    Receba os boletins de notícia.
    Inscreva-se na lista de discussão do projeto GigaMan P2P.
  Gerenciador de Projetos

      Caso você seja um membro do GigaManP2P acompanhe e atualize suas atividades pelo gerenciador de projetos dotProject.
 
:: Participantes ::

    As instituições co-executoras parceiras neste projeto são a UFRJ (RJ), UFRGS (RS), UFC (CE) e UFPR (PR). Dentre essas a Instituição Proponente: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Ceará