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Reunião 64 (Brasília, DF, 25/05/2023)

 

ATA da 64ª reunião do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) realizada aos vinte e cinco dias do mês de maio de dois mil e vinte e três, às treze horas e trinta minutos.


Estiveram presentes Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ - Coordenador da CE-RESD - Diretor Executivo do LARC), Ronaldo Alves Ferreira (UFMS - Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC), Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA - Vice-Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC), Anelise Munaretto (UTFPR - Vice-Diretora Executiva do LARC), Michael Stanton (RNP), Flavio de Oliveira Silva (UFU), Antonio Augusto de Aragão Rocha (UFF), Osmany Freitas (Exército/ITA), Françoa Taffarel (Marinha/ITA), Cristiano Bonato Both (UNISINOS), Gustavo Neves Dias (RNP), Leandro N. Ciuffo (RNP), Iara Machado (RNP), Michelle Wangham (UNIVALI/RNP), Lisandro Z. Granville (RNP/UFRGS), Sidney C. de Lucena (UNIRIO), Mauro Fonseca (UTFPR), Luciano Gaspary (UFRGS), Priscila Solis (UnB), Rafael Lopes Gomes (UECE), Roger Immich (UFRN), Leandro Villas (Unicamp), Denis Rosário (UFPA), Dorgival Guedes (UFMG), Aletéia Araújo (UnB), Alberto Schaeffer Filho (UFRGS), Igor Monteiro Moraes (UFF), Allan Edgard Silva Freitas (IFBA), Leobino N. Sampaio (UFBA), Rossana M. C. Andrade (UFC), Elias P. Duarte Jr. (UFPR), Fátima Duarte Figueiredo (PUC Minas), Fabíola Greve (UFBA), Lourenço A. Pereira Jr. (ITA), Vinicius F. S. Mota (UFES), Diogo Menezes F. Mattos (UFF), Luís Henrique M. K. Costa (UFRJ), Rodrigo de Souza Couto (UFRJ), Pedro Henrique Cruz Caminha (UFRJ), Natalia Castro Fernandes (UFF), Dianne Scherly V. Medeiros (UFF), Fabio Luciano Verdi (UFSCAR), Edmundo Roberto Mauro Madeira (Unicamp), Daniel Macêdo Batista (Unicamp), Weverton Cordeiro (UFRGS), Juliano Wickboldt (UFRGS), Rodolfo I. Meneguette (Unicamp), José Marcos Nogueira (UFMG), Geraldo Pereira R. Filho (UESB), Marcos F. Caetano (UnB), Marcelo Marotta (UnB), William Ferreira Giozza (UnB).


PAUTA COMUM CE-RESD e LARC

1. Apresentação da 63ª ata (Reunião de maio de 2022)

2. Relato sobre a organização do SBRC 2023

Relatores: Organizadores (Marotta, Caetano e Geraldo) e TPC Chairs (Cerqueira e Kamienski)

3. Relato sobre a organização dos próximos SBRCs: 2024 (Niterói - RJ) e 2025 (Natal - RN)

Relatores: Antonio Rocha (UFF) e Roger (UFRN)

4. Participação no Comitê de Avaliação de Novos Grupos de Trabalho (CANG) da RNP, Edital 2022

Relatores: Igor Moraes (UFF) e Anelise Munaretto (UTFPR)

5. Representação do LARC e da SBC no Conselho de Administração da RNP (CADM)

Relatores: Alberto Egon Schaeffer Filho (UFRGS) e Miguel Elias M. Campista (UFRJ)

6. Rediscussão do nome do Prêmio Destaque SBRC Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

Relator: Michael Stanton


PAUTA CE-RESD

7. Relato sobre a situação financeira da CE-RESD

8. Eleição de nova coordenação da CE-RESD


PAUTA LARC

9. Relato sobre as atividades de junho 2022 a maio 2023

10. Eleição da diretoria


Às 13h35min, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS – Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC) abriu a reunião agradecendo a todos os presentes.  O primeiro item da pauta foi o relato dos organizadores gerais do SBRC 2023 realizado pelos professores Marcelo Antonio Marotta (UNB), Marcos Fagundes Caetano (UnB) e Geraldo Pereira Rocha Filho (UESB). Marcelo começou o relato apresentando informações da programação e do número de submissões dos eventos do SBRC 2023. Marcelo ainda agradeceu todas as coordenações: trilha principal, CTD, Workshops, Minicursos, Salão de Ferramentas, Palestras, Painéis, Hackathon, MUSAS.

Em seguida, o Prof. Eduardo Cerqueira, coordenador da trilha principal do SBRC 2023, iniciou agradecendo aos professores Marcelo, Marcos e Geraldo pelo convite, e a todos os participantes do comitê de programa, revisores e autores. Ele falou sobre os desafios de usar o JEMS3 como plataforma de submissão para o SBRC 2023. O Prof. Eduardo apresentou o calendário de submissão do SBRC 2023, falou sobre algumas mudanças do TPC, ressaltando que alguns membros saíram e outros novos entraram e comentou que, atualmente, o TPC do SBRC tem um total de 134 membros. O mesmo ainda relatou as dificuldades de encontrar revisores para algumas áreas, tal como redes ópticas, e falou sobre o número de artigos submetidos/aceitos, bem como da redução do número de submissões comparado ao último SBRC presencial em 2019 em Gramado. Em seguida, fez um relato sobre a trilha industrial, cuja proposta era ter artigos curtos, tendo inclusive comentado sobre a experiência com a trilha industrial do SEMISH 2022. O Prof. Eduardo apresentou os tópicos de interesse mais selecionados, bem como os menos selecionados. Nesta oportunidade, falou como o cadastro não completo do JEMS3 impacta na atribuição de revisões, tal como a não resolução automática do conflito de interesse por conta do não preenchimento da filiação por parte dos  revisores/autores. O Prof. Eduardo apresentou como foram feitas as atribuições para revisões, inicialmente seguindo a atribuição automática do JEMS (baseado no BID realizado pelos revisores), sendo que os artigos dos coordenadores de programa foram avaliados de forma anônima, coordenados por uma comissão. Ao todo, foram 14 sessões técnicas de 90 minutos, com 3 artigos de 20 minutos. Por fim, o Prof. Eduardo comentou sobre a comissão de avaliação do melhor artigo com a divulgação dos premiados no jantar do SBRC 2023, assim como, sobre os melhores artigos e as versões estendidas para as duas revistas (Ad Hoc Networks e ITU J-FET). A expectativa seria atrair um maior número de submissões.

Ainda no segundo ponto de pauta, o Prof. Marcelo falou sobre os dados de consumo de rede durante o evento. Posteriormente, falou sobre o aspecto financeiro, em especial nas dificuldades de conseguir recursos, tendo sido contatadas mais de 200 empresas. Especificamente, o patrocínio total captado foi de R$524.434,00, sendo R$35.000,00 do CNPq, R$32.000,00 da Aruba, R$307.434,00 da FAPDF e R$150.000,00 do CGI.br. A Cauriz ofereceu serviço de conexão como contrapartida, totalizando um montante de R$30.000,00. No total foram 170 inscritos pagantes no evento e 425 inscritos no SBRC e WRNP, com alguns pagamentos pendentes e que podem aumentar o número de inscritos. Em relação ao valor das inscrições, pegou-se os valores de inscrições do SBRC 2019, que foram reajustados pela inflação do ano vigente, totalizando uma arrecadação de R$142.167,00 em inscrições. No total foi investido um total de R$517.000,00, sendo que ainda haveria despesas pendentes a serem contabilizadas. Em relação às receitas e despesas, inúmeros desafios e reflexões devem ser feitas, tal como a data fora do edital da CAPES, estando o edital da CAPES ainda aberto; o Prof. Marcelo comentou sobre o tutorial do evento; desinteresse no perfil de evento científico; alcance a novos públicos, tal como aproximação com a indústria por meio da industrial track; sobrecarga da equipe da SBC (demora nas respostas); redução da participação e submissões no evento pela comunidade; aumento dos custos e redução dos patrocínios. Por fim, o mesmo fez uma reflexão sobre o SBRC não ser híbrido. O Prof. Caetano fez agradecimentos aos membros da organização, comentou da isenção aos autores do CTD e apoio aos autores dos minicursos. O Prof. Geraldo fez agradecimentos, em especial aos professores Rafael Lopes, Miguel, Ronaldo e Lisandro Granville.

O Prof. Leandro Villas falou sobre os desafios de captação de recursos, bem como do baixo número de participantes e artigos. Villas sugeriu a criação de uma comissão para premiações, em que o primeiro autor dos melhores artigos poderia fazer uma visita técnica em uma instituição internacional. Vilas sugeriu que 10% das inscrições fossem usadas para premiação, bem como divulgação do evento nas redes sociais. Marcelo comentou que foi feito um investimento nas redes sociais do SBRC 2023, mas a dificuldade era que os alunos não seguiam o perfil do SBRC. Antônio Augusto falou da necessidade de ter uma estratégia de marketing e engajamento. Leobino Sampaio falou sobre realizar um estudo sobre quantos professores do comitê de programa têm submetido artigos ao SBRC, bem como a isenção de inscrição aos pesquisadores homenageados. Marcelo falou que iria conversar com a Rossana, professora homenageada do SBRC 2023, sobre a isenção. Lourenço, coordenador do WTG, sugeriu que o evento fosse integrado como o CTD e não como workshop. Miguel Campista comentou sobre o incentivo para publicação em revista. Rafael Lopes comentou sobre o investimento em redes sociais realizado no SBRC 2022, mas que se deve pensar em formas do comitê de programa ajudar na submissão de artigos. Eduardo Cerqueira falou sobre ter o evento centrado no aluno, onde possa-se pensar em um fórum/poster para alunos de mestrado e doutorado apresentarem os seus trabalhos como forma de incentivo à participação de alunos do SBRC.

O Prof. Lisandro Granville sugeriu realizar um diagnóstico dos problemas comentados, tal como o envio de um formulário aos membros do comitê de programa. Fabio Verdi comentou que tipicamente os alunos que participam do evento têm artigos aceitos, sendo que o SBRC poderia pensar em grants para fomentar a participação de alunos do evento. Fabio comentou da dificuldade de organizar o evento nas Universidades, por conta do evento ser no período letivo. Marcelo falou da realidade de organizar o evento na UNB. Denis Rosário falou da isenção da inscrição do aluno premiado, pois não envolve recurso financeiro. Denis também comentou da importância de ter um Manual de Organização, tal como ocorre com o CSBC. Geraldo comentou da dificuldade de se isentar, pois impacta nas finanças da organização. Prof. Leandro Villas falou que o número de submissão está caindo e o tamanho do TPC está aumentando e sugeriu analisar, nos últimos 5 anos, quem do TPC submeteu artigos. Ademais, reforçou que a premiação ao primeiro autor dos melhores artigos como uma visita técnica em instituição internacional não precisa envolver recursos do evento, sugerindo conversar com o pesquisador que aceite pagar para receber o aluno. Por fim, Ronaldo agradeceu aos organizadores do SBRC 2023 pelo excelente trabalho.

Dando continuidade à pauta comum, o Prof. Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) passou a palavra aos organizadores do SBRC 2024. O Prof. Antonio Augusto apresentou um relato sobre a organização do SBRC 2024 em Niterói. A organização ficará a cargo da UNIRIO, UFF e UFRJ, e a proposta é que o evento ocorra entre os dias 20 e 24 de maio de 2024. A coordenação geral será composta pelos professores Antonio Augusto, Diego Passos, Carlos Campos, Daniel Sadoc. Os coordenadores do TPC serão os professores Célio Albuquerque e Magnos Martinello, a coordenação de workshop será dos professores Flávia Delicato e Ronaldo Ferreira, a coordenação de minicurso será dos professores Antônio Abelém e Ana Paula Silva, a coordenação de painel será dos professores José Rezende e Thais Batista, a coordenação de palestras e tutoriais será dos professores Jussara Almeida e Lisandro Granville, a coordenação do salão de ferramentas será dos professores Gustavo figueiredo e Natalia Castro, a coordenação  do CTD será dos professores Suruagy Monteiro e Rosa Leão, a coordenação do Hackathon será dos professores Giovanni Comarela e Flavio e a coordenação de inovação e interação com a indústria será dos professores Carlos Ferraz e Débora. Antonio Augusto também apresentou a equipe de apoio, desafios relacionados ao número de inscrições, comentou sobre fazer uma edição especial em revista com todos os artigos aprovados, bem como sobre ter valores de inscrição mais baratos devido ao fato de o evento ser realizado no campus da UFF. O SBRC 2024 será no Instituto de Computação da UFF e ele apresentou toda a infraestrutura disponível na UFF para o evento, a qual não tem custo para o evento. Augusto apresentou a ideia de ter uma programação na UFF e alguns dias na sala Nelson Pereira dos Santos, com maior capacidade. Antonio apresentou alguns pontos turísticos da cidade, incluindo restaurantes, o instituto de computação da UFF e a sala Nelson Pereira. Antonio propôs que os 9 melhores artigos fossem apresentados em sessões técnicas no início da tarde de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira. Por fim, Antônio apresentou um vídeo de divulgação da cidade de Niterói.

Em seguida, a palavra foi passada ao Prof. Roger Immich (UFRN) para apresentar a proposta do SBRC 2025 em Natal, com sugestão de data de 26 a 30 de maio de 2025, pois esta é considerada como baixa temporada. A organização geral ficará a cargo dos professores Everton Cavalcante e Roger Immich. Roger também apresentou nomes para a organização local. Roger apresentou algumas possibilidades para realizar o evento, tal como os hotéis localizados na via costeira. Roger também comentou sobre potenciais fontes de patrocínios, tal como o contato com o parque metrópole ou empresas parceiras da UFRN. Ronaldo colocou em votação a realização do SBRC 2025 em Natal, que foi aprovado por unanimidade.

O Prof. Ronaldo colocou em votação a ata da última reunião realizada durante o SBRC 2022 em maio de 2022, a qual foi aprovada por unanimidade.

Passamos ao 4o item da pauta sobre a participação no Comitê de Avaliação de Novos Grupos de Trabalho (CANG) da RNP 2022. O Prof. Igor relatou a submissão de 19 propostas de GTs de fase 1, tendo dois avaliadores da academia (professores Igor e Anelise), dois avaliadores da ANPROTEC que analisam os critérios de inovação e empreendedorismo e sete avaliadores da RNP. Desta forma, os critérios de avaliação estão de acordo com a expertise do avaliador e com um critério único de qualidade da proposta, em que os avaliadores da academia avaliam o avanço em relação ao estado da arte, além de outros fatores; os avaliadores da RNP avaliam o potencial de virar um serviço/aplicação, além de outros critérios; e os avaliadores do ANPROTEC avaliam o potencial de virar um MVP, além de outros critérios. Das 19 propostas submetidas, 4 foram selecionadas e apresentadas durante o WRNP 2023. Posteriormente, Igor apresentou um relato dos GTs de fase 2 do edital 2021, em que a Profa. Anelise pelo LARC e o Prof. Eduardo pelo SBRC participaram da seleção.

Passamos ao 5o item da pauta sobre a representação do LARC e da SBC no Conselho de Administração da RNP (CADM). O Prof. Miguel relatou sobre a recomposição do conselho, inclusive do final do mandato do Prof. Alberto no meio do ano. Miguel comentou que ainda tem mais 1 ano de mandato. Alberto mencionou que as reuniões ordinárias ou extraordinárias ocorrem mensalmente ou a cada dois meses. Alberto também mencionou a respeito das recomposições do conselho como consequência das trocas de governo.

Passamos ao 6o item da pauta sobre a rediscussão do nome do Prêmio Destaque SBRC Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte. Michael fez um relato em nome da comissão do Prêmio Destaque SBRC Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte, a qual tem o Prof. Antônio Loureiro como presidente. Michael comentou que na reunião para selecionar o premiado de 2023 houve uma discussão sobre a mudança de nome do prêmio. O mesmo acrescentou que achava que deveria haver uma reconsideração sobre a fixação do nome do prêmio ao nome de uma pessoa. A comissão sugeriu estabelecer princípios para escolha de patronos anuais que iriam ter o nome atrelado ao prêmio, tal como ocorre no prêmio de teses da CAPES. A proposta seria eliminar a ideia de ter o prêmio destaque com um nome específico e passar a ter um patrono anual para que a comunidade de redes pudesse reconhecer e valorizar as contribuições póstumas de todas as pessoas que tiverem envolvimento na comunidade. A comissão entendeu que essa é uma forma mais justa, ao invés de um nome único.

O Prof. Luis Henrique se posicionou contra a proposta da comissão, uma vez que o nome do prêmio foi aprovado na reunião conjunta de 2022. Michael comentou que não estava na reunião do LARC 2022 e só foi informado da decisão oito meses depois da reunião do LARC de 2022, e comentou que o assunto merece um debate com uma maior audiência. O Prof. Luciano pontuou a importância do Prof. Otto para a comunidade do SBRC e se posicionou contra a proposta da comissão, citando outras formas de homenagens póstumas a pesquisadores. Miguel se posicionou contra a proposta da comissão. Augusto comentou que o nome do prêmio foi aprovado na reunião do LARC de 2022. Luis Henrique complementou que as decisões tomadas na reunião devem ser seguidas independentemente da quantidade de participantes da reunião. Edmundo Madeira se posicionou contra a proposta da comissão. Diogo se posicionou contra a proposta da comissão. Giozza se posicionou contra a proposta da comissão. José Marcos não se posicionou nem contra e nem a favor, explicando que a comissão escolheu o pesquisador homenageado. Ele relembrou como foi a reunião conjunta de 2022 e que o assunto deveria ter sido debatido com mais tempo. Augusto novamente se posicionou contra a proposta da comissão. Ronaldo colocou a proposta em votação, mas Bona cita o desconforto da votação e a dificuldade de dar um encaminhamento.  Ronaldo relembrou de como foi a reunião conjunta de 2022 que decidiu esse ponto. Lisandro sugeriu a retirada de pauta. Michael, o relator, retirou o tema da pauta.

Em seguida, passou-se para a pauta CE-RESD, em que Miguel apresentou o saldo atual da CE-RESD de aproximadamente R$259.000,00 reais, mas que ainda existem valores emprestados ao SBRC 2023 que ainda seriam retornados à CE-RESD. Miguel comentou que o seu mandato está se encerrando. Rossana colocou seu nome à disposição para coordenação da CE-RESD e que a comissão especial será formada por Leandro Villas, Flávia Delicato, Carlos Kamienski e Eduardo Cerqueira. Ronaldo colocou em votação a indicação da Rossana para coordenar a CE-RESD e da comissão especial, a qual foi aprovada por unanimidade.

O próximo ponto da pauta: relato do LARC. Ronaldo fez um relato das atividades do LARC, tal como as atividades na reunião do CGI.br. Ronaldo fez um relato da situação da revista JISA, a qual foi migrada para a SOL (biblioteca digital da SBC). Ronaldo citou articulações para migrar a JISA para o IEEE, e que essa proposta seria apresentada posteriormente em reunião do LARC. Ronaldo apresentou a atual coordenação do LARC, ressaltando que o mandato atual estava se encerrando. Ronaldo apresentou a proposta da nova coordenação para o LARC composta por Leobino N. Sampaio como vice-diretor do conselho técnico científico, Miguel Campista como diretor do conselho técnico científico, Anelise Munaretto diretora executiva e Eduardo Cerqueira como vice-diretor executivo. Ronaldo colocou a proposta em votação, a qual foi aprovada por unanimidade.

Por fim, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) agradeceu a presença de todos e concluiu a reunião às dezesseis horas e trinta minutos.

Não havendo mais nada a tratar, a reunião foi encerrada. E eu, Denis Lima do Rosário (UFPA), secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e por Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC, após aprovação.