ATA da 65ª reunião do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) realizada aos vinte e três dias do mês de maio de dois mil e vinte e quatro, às treze horas.
Estiveram presentes Rossana Maria de Castro Andrade (UFC - Coordenadora da CE-ReSD), Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ - Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC), Célio Vinícius Neves de Albuquerque (UFF), Magnos Martinello (UFES), Everton Cavalcante (UFRN), Flavia Coimbra Delicato (UFF), Anelise Munaretto (UTFPR - Diretora Executiva do LARC), Leobino Nascimento Sampaio (UFBA - Vice-Diretor Executivo do LARC), Dorgival Olavo Guedes Neto (UFMG), Allan Edgard Silva Freitas (IFBA), Anselmo Lacerda Gomes (Instituto Atlântico), Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo (UFPE), Lourenço Alves Pereira Júnior (ITA), Ioram Sette (ITA), Paulo Antonio Leal Rêgo (UFC), Francisco Airton Pereira da Silva (UFPI), Edmundo Madeira (UNICAMP), Carlos Alberto Kamienski (UFABC), Leonel Feitosa Correia (UFPI), Débora Christina Muchaluat Saade (UFF), Iara Machado (RNP), Rodrigo de Souza Couto (UFRJ), Luiz Bittencourt (UNICAMP), Tereza Cristina Carvalho (USP), Pedro Cruz (UFRJ), Vinicius Mota (UFES), Luiz Antonio Rodrigues (UNIOESTE), Edson Tavares de Camargo (UTFPR), Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), Weverton Cordeiro (UFRGS), Sidney de Lucena (UNIRIO), Aldri Luis dos Santos (UFMG), Kelder May Nunes da S. Oliveira (UFABC), Luis Henrique M. K. Costa (UFRJ), Leandro Guffo (RNP), Geraldo P. Rocha Filho (UESB), Italo Cunha (UFMG), Jose Augusto Suruagy (UFPE), Francisco Vilar Brasileiro (UFCG), Igor Monteiro Moraes (UFF), Daniel Sadoc Menasche (UFRJ), Antonio Jorge Fomes Abelém (UFPA), Fabio Verdi (UFSCar), Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ), Vinicius Fulber Garcia (UFPR), Diogo Menezes Ferrazani Mattos (UFF), Rafael Oliveira da Rocha (ITA), Eduardo Fabrício Gomes Trindade (ITA), Dianne Scherly Varela de Medeiros (UFF), Denis Lima do Rosário (UFPA), Luis C. E. Bona (UFPR), Diego Passos (ISEL/UFF), Carlos Alberto Vieira Campos (UNIRIO), Nabor das Chagas. Mendonça (UNIFOR), Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA - Vice-Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC), Fátima de Lima Procópio Duarte Figueiredo (PUC Minas), Elias Procópio Duarte Jr (UFPR), José Marcos S. Nogueira (UFMG), Rafael Lopes Gomes (UECE), Mauro Fonseca (UTFPR), Alex Borges Vieira (UFJF), Antonio Augusto de Aragão Rocha (UFF).
PAUTA COMUM CE-RESD e LARC
1. Apresentação da 64a ata (Reunião de Maio de 2023)
2. Relato sobre a organização do SBRC 2024
Relatores: Organizadores (Antonio Rocha, Carlos Campos, Daniel Menasché e Diego Passos) e TPC Chairs (Célio Albuquerque e Magnos Martinello)
3. Relato sobre a organização dos próximos SBRCs: 2025 (Natal - RN) e chamada de organização 2026
Relator: Everton Cavalcante (UFRN) - SBRC 2025
4. Participação no Comitê de Avaliação de Novos Grupos de Trabalho (CANG) da RNP
Relatores: Leobino Sampaio (UFBA) e Mauro Fonseca (UTFPR)
5. Representação do LARC e da SBC no Conselho de Administração da RNP (CADM)
Relatores: Rossana Andrade (UFC) e Miguel Elias M. Campista (UFRJ)
6. Discussão sobre publicização da CE-RESD/LARC
Relatores: Rossana Andrade (UFC) e Miguel Elias M. Campista (UFRJ)
PAUTA CE-RESD
7. Relato sobre as atividades de junho 2023 a maio 2024
8. Relato sobre a situação financeira da CE-RESD
PAUTA LARC
9. Relato sobre as atividades de junho 2023 a maio 2024
1. Apresentação da 64ª ata (Reunião de Maio de 2023)
Às 13h, Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ – Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC) abriu a reunião agradecendo a todos os presentes. Miguel comunicou que a reunião poderia ser acompanhada via link do google meet para os membros do LARC que quisessem participar de forma online. Miguel ainda lembrou a todos assinarem a lista de presença.
O primeiro item da pauta foi a apresentação da ata da 64a reunião conjunta CE-RESD e LARC realizada no SBRC 2023, tendo sido aprovada por unanimidade. A ata aprovada está disponível no site do LARC.
2. Relato sobre a organização do SBRC 2024
O professor Miguel Campista passou a palavra para o professor Antônio Augusto Rocha, que iniciou destacando a realização do evento entre realizado pelas universidades UFF, Unirio e UFRJ, representadas na coordenação geral pelos professores Daniel Sadoc (UFRJ), Antonio Rocha (UFF), Diego Passos (UFF) e Carlos Campos (Unirio). O professor mencionou e agradeceu as coordenações que compõem todo o comitê científico e destacou que foram aprovados 81 artigos e 8 workshops promovidos. O professor destacou que foram submetidas oito propostas de minicursos e seis foram aprovadas, todos os minicursos realizados na sexta-feira. Destacou que, dos seis aprovados, quatro tiveram total aceitação dos revisores e dois ficaram na “zona cinzenta” em razão de possíveis incompatibilidades entre a temática e escopo do evento. Em seguida foram mencionados brevemente os paineis realizados e moderados pelos professores Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Ronaldo Alves (UFMS) e Michelle Wangham (RNP e UNIVALI). Um dos paineis, moderado pela professora Michelle, foi realizado em conjunto com o WRNP. Em seguida, foram mencionadas a participação dos professores Don Towsley e Christophe Diot como keynotes da programação e a alteração na coordenação do Salão de Ferramentas em que a Professora Natália Castro, por conta de questões pessoais, foi substituída pela Professora Juliana de Santi (UTFPR). Sobre a realização do CTD, o professor lembrou sobre as ações de apoio à participação dos alunos, autores dos trabalhos, conforme reivindicação apresentada na última reunião do LARC/CE da edição do SBRC 2023. Além disso, mencionou que o Hackathon, que teve um patrocinador específico, focou numa aplicação de smart cities como desafio. Ainda no sentido de estimular a participação de estudantes, falou dos adiamentos do prazo de submissão dos trabalhos. Ressaltou ainda a evolução dos valores cobrados na inscrição do evento, que iniciou com a taxa no valor de R$100,00. Segundo o professor, em função de todas essas ações, foi possível alcançar, em 2024, o patamar em número de inscrições dos anos anteriores à pandemia. Por fim, destacou o processo de escolha do local do evento. Segundo o professor, as instalações da Universidade foram escolhidas devido à necessidade de redução dos custos em relação ao local originalmente pensado. Para essa mudança, foi necessário fazer a montagem de um centro de convenções temporário em conjunto com a RNP. Neste relato, foram expostos os diversos desafios que envolveram a montagem da infraestrutura e a negociação com a RNP, para que tanto o SBRC quanto o WRNP pudessem se beneficiar da infraestrutura criada. Além disso, foi relatado o número de inscritos no SBRC (Aprox. 400) e a relação desses inscritos no WRNP (Aprox. 330) e foi feita uma comparação com anos anteriores. Foi relatado também a equipe de apoio (18 alunos voluntários), secretários, segurança e limpeza e apresentados números aproximados do orçamento que envolveu a contribuição do CAPES (R$39.000,00), CGI (R$150.000,00) e CNPq (R$43.000,00), Programa de Pós-graduação da UFF (R$12.000,00), Cartesi (R$2.500,00), Calriz (R$25.000,00), Clavis (R$6.000,00) e SMARTNESS (R$8.000,00). Outros valores foram provenientes do SBRC 2023 (R$10.500,00), CE-RESD (R$30.000,00), inscrições (Aprox. R$166.500,00) e Alta Books (R$2.500,00). Para finalizar, foram feitos comentários sobre a organização do evento e distribuição dos subeventos (ST, Workshops, Minicursos) nos dias e horários e alocação das sessões técnicas dos melhores artigos no auditório principal. Outra novidade consistiu na alocação dos minicursos que foram concentrados na sexta-feira, de forma a otimizar o uso das salas e distribuir ao longo dos dias do evento. A mesma ideia tentou-se adotar para os workshops e foi sugerido para as futuras edições do evento a mesma estratégia.
Dando continuidade ao primeiro item da pauta, o coordenador da trilha principal, Prof. Célio Albuquerque (UFF), relatou as atividades do comitê de programa. O professor Célio relatou os desafios apresentados pela organização geral do evento e como os mesmos foram endereçados, em particular através do calendário mais avançado, para final de janeiro, além da não existência da fase de rebuttal. Tais ações tiveram o intuito de favorecer um maior número de submissões. Foi relatado o histórico das chamadas feitas ao longo dos meses, assim como o acolhimento de novos membros do TPC, a partir da recomendação de membros atuais. Foi lembrado que são ao todo 135 membros. Foi descrito o processo de atribuição de revisões auxiliado pelo JEMS e a resolução de conflitos. Além disso, o Prof. Magnos Martinello (UFES) mencionou a abordagem adotada para a realização das revisões atrasadas, que em alguns momentos era necessário o contato direto com o(a) revisor(a) envolvido(a), além de adotar estratégias para revisões emergenciais, que porventura aconteceram em razões de questões pessoais do revisor(a) envolvido(a). O Prof. Célio também mencionou a realização da reunião do TPC, no dia 15 de março de 2024, que em comum acordo com os presentes, resolveram ser mais inclusivos no processo de seleção dos artigos e focaram em finalizar o processo de revisão com dois meses de antecedência à realização do evento de modo a permitir uma melhor programação de participação dos autores, além da possibilidade de submissão dos trabalhos para os workshops. Na análise dos tópicos dos artigos submetidos, foi constatado a predominância de tópicos de IA como interesse da comunidade. Foram mencionados também os tópicos menos procurados. O Prof. Magnos destacou a necessidade de orientar melhor os alunos na marcação dos tópicos porque, muitas vezes, múltiplos tópicos são selecionados para um único trabalho, o que dificulta a sua classificação. Por exemplo, a área de IA foi selecionada em diversos trabalhos, mesmo quando era apenas aplicada. Os coordenadores ainda destacaram que a lista de tópicos foi revisada a partir dos tópicos atuais das conferências internacionais mais relevantes da área, uma vez que os tópicos estavam muito antigos. Foram apresentadas demais estatísticas sobre coautores de outros países, número de participantes do TPC, revisores anônimos, artigos registrados e revisados e número de mensagens das discussões das revisões dos artigos. Os coordenadores mencionaram os comentários e notas dos revisores durante o processo de revisão e nível de exigência para aceite dos trabalhos, além dos efeitos da retirada da avaliação borderline e fizeram uma breve análise do número de submissões quando comparado com outras edições no período pré-pandemia. Destacaram também que na reunião do TPC, os participantes optaram pela proposta mais inclusiva e que a coordenação chegou a avaliar a possibilidade de colocar como critério de inclusão a questão do gênero, região do país, etc., porém como a ideia não havia sido divulgada com antecedência, a mesma não foi implementada. O Prof. Magnos também destacou a diversidade de regiões na escolha da comissão de avaliação dos melhores trabalhos. Sobre os melhores artigos, o Prof. Magnos relatou como se deu o processo de avaliação dos melhores artigos, inclusive a decisão de colocar as apresentações no palco principal para dar mais visibilidade. Em seguida, foi discutida a ideia de dar a oportunidade dos melhores artigos serem submetidos para periódicos e revistas internacionais a partir de uma extensão do trabalho aceito, como forma de incentivar a submissão de trabalhos de qualidade. Foi destacado o esforço do Prof. Weverton (UFRGS), ao se disponibilizar a apresentar os trabalhos de todos os autores da UFRGS que não puderam participar do evento em razão das enchentes no Rio Grande do Sul.
3. Relato sobre a organização dos próximos SBRCs: 2025 (Natal - RN) e chamada de organização 2026
Dando continuidade à pauta comum, a Profa. Rossana Andrade (UFC), passou a palavra aos organizadores do SBRC 2025. O professor Everton Cavalcante (UFRN) iniciou falando sobre a organização do SBRC na cidade de Natal, realizada pela UFRN. O professor fez um relato das atividades desenvolvidas a partir de 2023, quando a proposta foi aceita na reunião do LARC/CE-RESD. Os trabalhos foram iniciados a partir da escolha do local. Foi apresentado o critério de escolha do local, que teve como prioridade a acomodação dos diversos subeventos do simpósio e a disponibilidade de data de realização, que foi confirmada com a SBC. Com os recursos da CE-RESD, foi possível reservar o local com antecedência. Em seguida, foi relatado sobre as comissões, identidade visual e estratégias de marketing de divulgação nas redes sociais e site com informações do evento. O professor informou que ficou decidido pelo Hotel Wish Natal e apresentou o mapa da cidade e local do hotel, que fica na via costeira. Destacou a quantidade de leitos e as opções de hospedagem para a realização do evento. O professor destacou que a equipe também está se empenhando na negociação de tarifas mais acessíveis aos participantes e destacou que o evento ocorrerá num período de baixa estação. As salas do hotel são modulares o que traz maior flexibilidade ao dimensionamento dos espaços. O professor destacou que o hotel não estará fechado para o evento e que está negociando com a RNP a conectividade do hotel, que já tem WiFi. Destacou-se também a participação de todos os professores da comunidade de redes e sistemas distribuídos da UFRN no sentido de fazer um trabalho conjunto e distribuir mais as funções entre o comitê local. O professor Everton apresentou os membros do comitê técnico científico. O professor destacou ainda os esforços em andamento para a captação de recursos através dos patrocínios e editais públicos e o CGI. Por fim, foram discutidas as datas para submissão de trabalhos da trilha principal e realização do evento.
Seguindo a apresentação do Professor Everton, foi passada a palavra ao Prof. Leobino Sampaio (UFBA) para apresentar a candidatura do SBRC 2026 na Bahia. O professor iniciou a sua fala indicando que a realização do evento será na Praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia. Algo que já havia sido pensado 10 anos atrás quando o evento foi realizado na cidade de Salvador. Repetindo um modelo que deu certo em 2016, o professor destacou a parceria entre a UFBA e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), representado pelo Prof. Allan Freitas (IFBA), também coordenador do SBRC 2016. Foi destacado o fato da Praia do Forte ser um local internacionalmente conhecido e com uma infraestrutura muito adequada, seguindo o modelo adotado nas edições do evento em Campos do Jordão, Búzios e Gramado. Além disso, a Praia do Forte tem uma excelente e diversificada rede hoteleira e o recém inaugurado centro de convenções. Existe também a ideia de ter uma grade concentrada nas tarde e noites de forma que seja possível aproveitar as manhãs para turismo local. Por fim, foram apresentadas as características do local e como esta pode beneficiar a realização do evento. Em seguida, o Prof. Allan apresentou outras possibilidades para realização do evento nos resorts Tivoli e Iberostar, que também possuem estrutura adequada para acomodar o evento. Além disso, foram apresentados os demais hotéis de menor porte que podem acomodar algumas atividades do evento. Foi destacada a rede de conveniência e apoio do evento, composta por bancos, comércio, posto de saúde e transporte. Por fim, foram apresentados alguns desafios previstos. Em seguida, o Prof. Abelém (UFPA) mencionou que o fato do evento acontecer no nordeste novamente caracterizaria uma situação de duas edições seguidas na mesma região. A Profa. Rossana aproveitou o momento para esclarecer os motivos da quebra de tradição, que ocorreu pela ausência de candidatura para a realização do evento em 2026 até a segunda-feira, já durante o SBRC. Destacou que quatro possíveis candidaturas apareceram apenas após sondagens: Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Bahia e Belém. Entre tais candidaturas, a Profa. Rossana destacou que as duas últimas, sendo realizadas em 2026 e 2027, casariam com o tempo de 10 anos, desde a realização das edições de 2016 e 2017, nas respectivas localidades. O professor Denis mencionou a questão do rodízio entre regiões. O professor Eduardo Cerqueira também ressaltou a questão e questionou se a Comissão Especial teria autonomia na decisão pela sede do evento por conta da necessidade de aprovação no conselho da SBC. Neste momento, o professor José A. Suruagy (UFPE) ressaltou que a comissão especial tem essa autonomia. Após a discussão, foi colocada em votação. Como resultado, tiveram duas abstenções dos professores da UFPA, pelos professores Denis e Eduardo Cerqueira, alegadas por conta do conflito de interesse. Os demais presentes concordaram com a realização na Bahia. Ao final, o Prof. Denis destacou a necessidade do cuidado com as imagens nas páginas das edições SBRC por conta dos direitos autorais.
4. Participação no Comitê de Avaliação de Novos Grupos de Trabalho (CANG) da RNP
Relator: Leobino Sampaio (UFBA)
No próximo ponto de pauta, o Prof. Leobino, como membro da diretoria do LARC, fez um breve resumo dos trabalhos na comissão de seleção das propostas de projetos da chamada de GTs da RNP. Os professores Leobino e Mauro Fonseca (UTFPR) foram os representantes do LARC e da SBC (respectivamente) nesta comissão de seleção.
5. Representação do LARC e da SBC no Conselho de Administração da RNP (CADM)
Relatores: Rossana Andrade (UFC) e Miguel Elias M. Campista (UFRJ)
Ao final, a Professora Rossana fez um relato da representação do LARC e CE no conselho de administração da RNP, dando uma visão geral dos assuntos discutidos no conselho e rotina de trabalhos nas reuniões. Rossana falou da composição do Conselho de Administração, na qual entre os 13 representantes do conselho, há 1 representante do LARC e 1 representante da SBC. Rossana mencionou que neste ano seria realizada a escolha do novo diretor geral da RNP e que ela faz parte como presidente da comissão de seleção. Miguel concluiu falando que o mandato dele como representante do LARC no CADM encerraria em maio deste ano e que a diretoria do LARC escolheu a profa. Anelise como nova representante do LARC no CADM. Rossana falou da homenagem ao Nelson Simões por ser sua última participação no SBRC. Suruagy falou que ele e os professores, Antônio Abelém (UFPA), Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Flávio Wagner (UFRGS) e Altigran Soares da Silva (UFAM) fazem parte da Comissão da Avaliação do Contrato de Gestão da RNP coordenada pelo MCTI. Suruagy sugeriu que seria oportuno que essa comissão de especialistas se reunisse com os membros representantes da academia no CADM.
6. Discussão sobre publicização da CE-RESD/LARC
Relatores: Rossana Andrade (UFC) e Miguel Elias M. Campista (UFRJ)
Rossana falou da importância de criar um regimento da Comissão Especial e um manual do SBRC. Everton (UFRN) se dispos a iniciar o manual do SBRC com a colaboração dos demais organizadores do SBRC.
Miguel e Rossana falaram da importância da publicização da CE/LARC. A ideia seria organizar um esforço para valorizar o LARC e a Comissão Especial através de diversas ações de divulgação. Foi falada a importância de contratar um estagiário para auxiliar na preparação destes manuais e da publicização. Será solicitado à SBC a possibilidade de utilizar o valor disponível na CE para contratar esse estagiário.
7 e 8. Relato sobre as atividades de junho 2023 a maio 2024 e Relato sobre a situação financeira da CE-RESD
Relatores: Rossana Andrade (UFC)
A Profa. Rossana falou da importância dos organizadores do SBRC cuidarem das contas. Rossana lembrou que todas as contas são aprovadas pelo Comitê Gestor da CE que fazem parte os professores(as) Carlos Kaminski (UFABC), Eduardo Cerqueira (UFPA), Leandro Villas (UNICAMP) e Flávia Delicato (UFF).
Entre as atividades da CE estão ainda, o apoio à organização do SBRC e a administração da lista de email, com templates e retorno de emails importantes. Rossana apresentou o saldo atual da Comissão Especial. Suruagy sugeriu que o LARC e a Comissão Especial deveriam se reunir para trabalhar no Planejamento dos Grandes Desafios da área.
9. Relato sobre as atividades do LARC
Relator: Miguel Elias M. Campista (UFRJ)
Entre as atividades do LARC neste ano, Miguel citou a Regularização do LARC para participação nas eleições do CGI.br. Desta forma, o LARC participou da eleição de um representante do CGI, onde foi eleito o prof Lisandro Granville (UFRGS).
Ainda, o LARC participou do evento IEEE SA Ethernet & IP @ Automotive Technology Day (E&IP@ATD), 2023. Nesta ocasião foi entregue uma placa homenageando o prof. Robert Metcalfe.
Finalmente, às 15h30, o Prof. Miguel encerrou a reunião agradecendo a todos pela presença.
Não havendo mais nada a tratar, a reunião foi encerrada. E eu, Leobino Sampaio (UFBA), secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e por Miguel Campista (UFRJ), Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC, após aprovação. |