Home » Reuniões

Reuniões

Reunião 61 (Online, 27/05/2021)

Reunião 61 (Online, 27/05/2021)

ATA da 61ª reunião do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) realizada aos vinte e sete dias do mês de maio de dois mil e vinte e um, às 14 horas , online.


Estiveram presentes Alexandre Sztajnberg (UERJ), Ana Cristina Benso da Silva (PUCRS), Anelise Munaretto (UTFPR), Antonio Abelém (UFPA), Augusto José Venâncio Neto (UFRN), Carlos Alberto Vieira Campos (UNIRIO),  Carlos Kamienski (UFABC), Carlos Montez (UFSC), Danielo Gomes (UFC - Diretor Executivo do LARC), Eduardo Cerqueira (UFPA), Fabio Verdi (UFSCAR), Francisco Vilar Brasileiro (UFCG), José Marcos Nogueira (UFMG), Joberto Martins (UNIFACS), Juliana de Santi (UTFPR), Keiko Veronica Ono Fonseca (UTFPR), Liane Tarouco (UFRGS), Lisandro Granville (UFRGS), Lourenço A Pereira (ITA), Luiz Magalhães (UFF), Marcelo Rubinstein  (UERJ), Miguel Campista (UFRJ - Vice-Diretor Executivo do LARC), Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE - Vice-Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC), Ronaldo Alves Ferreira (UFMS - Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC), William Giozza (UNB).


PAUTA DA REUNIÃO

1. Aprovação da ata da 60ª reunião, realizada em 9 de dezembro de 2020

2. Eleição da nova diretoria do LARC


Às 14h02min, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS – Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC) abriu a reunião agradecendo os representantes e dando boas-vindas a todos os presentes. Inicialmente, ele explicou a necessidade da realização desta reunião na data de hoje e fora do período do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), como de costume, pois os mandatos dos membros da diretoria do LARC se encerram no final do mês de maio e o SBRC ocorrerá apenas em agosto. Esta reunião tem como principal objetivo eleger os membros da diretoria para o próximo biênio para manter a situação legal do LARC em dia e evitar um período de vacância das diretorias. Em seguida, ele solicitou a todos os presentes que providenciem ofícios de suas instituições para atualizar os representantes no LARC, pois algumas instituições não enviaram ofícios recentemente e estão com os representantes desatualizados, sendo que em alguns casos os representantes nem mais possuem vínculos com as instituições que os indicaram.

Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) passou, então, aos presentes a ata da sexagésima reunião do LARC, realizada em conjunto com a Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizada em dezembro de 2020 para deliberação do primeiro item da pauta. Como não houve correções ou comentários a serem adicionados a ata, ela foi colocada em votação e aprovada por todos os presentes com exceção de  Carlos Kamienski (UFABC) e Antonio Abelém (UFPA) que se abstiveram por não terem participado da sexagésima reunião.

Para o próximo item da pauta, Eleição da nova diretoria do LARC, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) fez uma breve explicação sobre a composição da diretoria e a prática que se tem aplicado para a substituição dos membros da diretoria. Nesta eleição, a princípio seria feita a substituição apenas do Vice-Diretor do Conselho Técnico Científico, Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE), mas como Danielo Gomes (UFC) informou que não iria mais continuar na diretoria, esta eleição irá então incluir dois novos membros para substituir os dois que estão saindo. Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) então sugeriu uma nova composição da diretoria do LARC para o biênio 2021-2023 com os seguintes membros: Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), como Diretor do Conselho Técnico-Científico, Eduardo Cerqueira (UFPA), como Vice-Diretor do Conselho Técnico-Científico, Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ), como Diretor Executivo, e Anelise Munaretto (UTFPR), como Vice-Diretora Executiva. Como não houve manifestações contrárias ou sugestões de substituição, a nova composição foi colocada em votação e aprovada por unanimidade.

Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) agradeceu a Paulo Andre da Silva Gonçalves (UFPE) e Danielo Gomes (UFC) pelos anos dedicados ao LARC e deu boas-vindas a Anelise Munaretto (UTFPR) e Eduardo Cerqueira (UFPA), que passam a integrar a diretoria no próximo biênio.

Por fim, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) agradeceu a presença de todos e reforçou a necessidade de atualizações dos representantes por ofícios de suas instituições.

 

Não havendo mais nada a tratar, a reunião foi encerrada. E eu, Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ), secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e por Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC, após aprovação.