Home » Reuniões » Reunião 51 (Ouro Preto, MG, 03/05/2012)

Reuniões

Reunião 51 (Ouro Preto, MG, 03/05/2012)

ATA da 51ª reunião do LARC realizada aos três dias do mês de maio de dois mil e dois, às 12 horas e vinte minutos na cidade de Ouro Preto no Estado de Minas Gerais, realizada em conjunto com a reunião da CE-RESD da SBC.

Estavam presentes Ronaldo Alves Ferreira (UFMS – Coordenador da CE-RESD da SBC), Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS - Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Aldri Luiz dos Santos (UFPR), Alex Borges Vieira (UFJF), Alfredo Goldman (USP), Ana Paula Couto da Silva (UFJF), André C. Drummond (UNB), Antônio Augusto Rocha (UFF), Antônio Jorge G. Abelem (UFPA), Bruno Schulze (LNCC), Carlos Alberto Vieira Campos (UNIRIO), Carlos Ferraz (UFPE), Célio Vinicius Neves de Albuquerque (UFF), Daniel Fernandes Macedo (UFMG), Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo (UNB), Dorgival Guedes (UFMG), Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Eduardo Alchieri (UNB), Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA), Edmundo R. M. Madeira (UNICAMP), Elias Procópio Duarte Junior (UFPR), Fabio Luciano Verdi (UFSCAR), Fabiola Greve (UFBA), Fatima Duarte Figueiredo (PUC-MG), Fernando Augusto M. Silva (UFOP), Flávio de Oliveira Silva (UFU), Francisco Brasileiro (UFCG), Gustavo Sousa Pavani (UFABC), Humberto T. Marques Neto (PUC-MG), Iara Machado (RNP), Igor Monteiro Moraes (UFF), Ítalo Fernando Scotá Cunha (UFMG), Jacir Luiz Bordim (UNB), Joni Fraga (UFSC), José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE), José Ferreira de Rezende (UFRJ), José Gonçalves (UFES), José Marcos Nogueira (UFMG), Josiane Almeida (UFMG), Leandro Bertholdo (UFRGS), Liane Tarouco (UFRGS), Lívia M. R. Sampaio Campos (UFCG), Lisandro Granville (UFRGS), Luciana Arantes (Paris 6), Luiz Felipe Menezes Vieira (UFMG), Luiz Henrique M. K. Costa (UFRJ), Magnos Martinello (UFES), Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ), Marinho Pilla Barcellos (UFRGS), Michael Stanton (RNP e UFF), Michele Nogueira Lima (UFPR), Nelson Fonseca (UNICAMP), Otto Carlos Duarte (UFRJ), Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE), Pedro Frosi (UFU), Rafael Timóteo de Sousa Junior (UNB), Raquel U. Lopes (UFCG), Ricardo Rabelo (UFOP), Rodolfo da Silva Villaça (UFES), Ronaldo Moreira Salles (IME), Rosa Maria Meri Leão (UFRJ), Rossana Maria de Castro Andrade (UFC), Sidney Lucena (UNIRIO), Silvana Rossetto (UFRJ), Thais Vasconcelos Batista (UFRN) e William Ferreira Giozza (UNB).


PAUTA COMUM

  • Aprovação da ata da reunião de 2011
  • Desdobramentos do evento “Agenda Brasileira de PD&I em Internet do Futuro”
  • Organização do seminário “Grandes Desafios de Pesquisa em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos”
  • Prêmio Destaque SBRC
  • Relato de participação no CADM/RNP
  • Relato sobre andamento da RB-RESD
  • Relato de organização do SBRC 2012
  • Organização dos próximos SBRC

LARC

  • Relato de evento sobre plano de ação do LARC
  • Relato sobre situação financeira do LARC
  • Relato sobre “status” da regularização das atas do LARC
  • Relato sobre andamento do JISA
  • Informes gerais
  • Eleição da nova diretoria (gestão 2012-2014)

CE-RESD/SBC

  • Relato sobre situação financeira da CE
  • Atualização do Qualis
  • Atualização do BDBComp
  • Informes gerais

Às 12h20min Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS – Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC) abriu a reunião informando a pauta comum entre LARC e CE-RESD.

Luciano Paschoal Gaspary conduziu a votação da aprovação da ata da reunião de 2011. Os representantes do LARC presentes aprovaram a ata por unanimidade.

Luciano Paschoal Gaspary convidou Lisandro Granville (UFRGS) para relatar os desdobramentos do evento “Agenda Brasileira de PD&I em Internet do Futuro”, realizado em outubro de 2010. Lisandro, representante do LARC no Comitê Gestor da Internet (CGI.BR), informou que o CGI aceitou organizar um evento sobre Internet do Futuro, como forma a motivar tomadores de decisões e aportadores de recursos para financiar a pesquisa brasileira em Internet do Futuro. Em junho de 2012, três gestores de projetos ligados à Internet do Futuro na Europa, Ásia e África virão ao Brasil e compartilharão as dificuldades e sucessos nos respectivos projetos. Ao final do evento, espera-se conseguir consolidar um Programa de Internet do Futuro, com possível aporte de recursos de agências de fomento nacional.

A seguir, Ronaldo Ferreira (UFMS – Coordenador da CE-RESD da SBC) relatou a reunião realizada com Luciano Paschoal Gaspary e Virgílio Almeida (MCTI) em Brasília. O objetivo do encontro foi realizar planejamento de um seminário (Desafios de Pesquisa em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos) e identificar meios de como aproximar a comunidade acadêmica, o governo e a indústria. Não foi possível realizar o referido seminário antes do SBRC 2012, mas o mesmo deve ocorrer ainda em 2012. Carlos Ferraz (UFPE) levantou o tema “quais critérios” serão usados para selecionar os parceiros da indústria. Aldri Santos (UFPR) mencionou que empresas grandes têm um interesse reduzido, e que empresas de pequeno e médio porte podem colaborar mais ativamente. Luciano Paschoal Gaspary esclareceu o questionamento informando que a “indústria” pode ser representada no evento por um conjunto de empresas de diversos segmentos e portes. Virgílio Almeida ajudará nessa composição. Antônio Abelem (UFPA) sugere o convite a empresas de base tecnológica (startups/encubadas). Ronaldo Ferreira perguntou para Antônio Abelem como funciona a relação entre empresas ligadas aos Parques de Ciência e Tecnologia e foi esclarecido que a relação está melhorando, mas ainda de forma lenta. Posteriormente, Luciano Paschoal Gaspary esclareceu o escopo do evento.

A seguir, Ronaldo Ferreira apresentou o Prêmio Destaque SBRC, sugerido por Jussara Almeida e apoiado pelo Comitê Consultivo do SBRC. O prêmio, criado como parte das comemorações dos trinta anos do SBRC, tem como objetivo homenagear pessoas da comunidade do SBRC que se distinguiram ao longo de suas vidas por suas contribuições científicas nas áreas de redes de computadores e sistemas  distribuídos, por  seus engajamentos em atividades do SBRC e/ou por serviços prestados em  benefício da comunidade brasileira de redes e sistemas distribuídos. Nas três primeiras edições do prêmio, o homenageado será escolhido pelo Comitê Consultivo do SBRC. A partir da quarta edição, os membros homenageados anteriormente decidirão os próximos homenageados. Edmundo Sousa e Silva é o agraciado com o Prêmio Destaque SBRC 2012.

Ronaldo Ferreira falou sobre a participação no CADM/RNP. Chamou a atenção para a criação e a implantação do CTC da RNP, aprovado no final de dezembro de 2011. Relatou, ainda, que Virgílio Almeida recomendou para a RNP estudo visando ao aumento da capacidade do backbone da rede de ensino e pesquisa brasileira, em linha com cenários internacionais. Uma mudança importante no estatuto na RNP, relatado por Ronaldo, é que o diretor geral passou a ter mandato de 4 anos.

Dando prosseguimento, Thaís Batista (UFRN) fez um relato sobre o andamento da RB-RESD. Lisandro Granville, Cristiano Both e Thaís Batista são os atuais editores. A próxima edição da revista conterá os melhores artigos do SBRC 2012. A submissão de artigos pode ser via convites (ex: melhores artigos) ou em resposta à chamada aberta. Aldri Santos informou que tentou fazer uma submissão, mas o link não estava disponível. Marinho Barcellos (UFRGS) perguntou sobre o número de artigos submetidos anualmente e soube que a submissão ainda está em ritmo lento. Liane Tarouco (UFRGS) solicitou uma ampla divulgação das chamadas a submissões da revista. José Rezende (UFRJ) perguntou sobre a possibilidade da CAPES viabilizar classificação “boa” (A1, A2 ou B1) da revista, dentro de uma linha de estímulo à produção científica nacional. Edmundo Sousa e Silva (UFRJ) , ex-diretor do CTC da área de Computação na CAPES, mencionou desconhecer tal regra. O que há em outras áreas, segundo ele, são veículos nacionais que, por terem alto impacto, são bem classificados.

A seguir, Jussara Almeida (UFMG) e Dorgival Guedes (UFMG) fizeram um relato sobre o SBRC 2012. Segundo eles, o SBRC 2012 teve 713 inscritos. Estatísticas de inscrições por categoria, bem como distribuídas por Estados, foram apresentadas. A programação conta com 19 sessões técnicas, Salão de Ferramentas, 5 minicursos, 8 workshops, 3 painéis, 9 palestras e 1 tutorial. A busca de patrocínios e apoios começou cedo, em julho de 2011, o que permitiu a adesão de um bom número de empresas. A UFOP ajudou a conseguir desconto no Centro de Convenções, na implantação da rede de computadores e na atração de alunos. As dificuldades foram os custos, a logística local, a antecipação do SBRC e a mudança do formato do WRNP.

Na sequência, Elias Procópio Duarte Junior (UFPR) e José Rezende (UFRJ) apresentaram dados sobre o processo de seleção de artigos. Relataram sobre a formação do Comitê de Programa (CP), incluindo novos membros e distribuição por região. Segundo Elias e José, foram registrados 299 artigos, dos quais 230 foram, de fato, submetidos. Foram atribuídos até 9 artigos por revisor, perfazendo um total de 920 revisões. Cada artigo recebeu, no mínimo, 3 revisões. José Rezende comentou sobre o problema gerado quando membros do CP se recusam a revisar artigos. Nelson Fonseca (UNICAMP) e Edmundo Sousa e Silva (UFRJ) comentaram sobre o problema de atribuição de artigos de forma automática e ressaltaram ser a recém referida recusa um transtorno aos coordenadores e ao processo de seleção. Retomando a palavra, Elias e José apresentaram estatísticas adicionais sobre as fases de discussão e de rebuttal. Por fim, informaram que a taxa de aceitação ficou em 25%. Os artigos aceitos foram, segundo eles, organizados em 19 sessões (sendo uma de artigos convidados). Sobre a premiação dos melhores artigos, informaram terem composto uma comissão só para encaminhar essa questão.

Prosseguindo, Ronaldo Ferreira (UFMS) falou sobre o SBRC 2013 em Brasília e os próximos eventos. A equipe da Universidade de Brasília (Jacir Bordim, Rafael Jr. e William Giozza) falou sobre o SBRC 2013. Informações sobre a organização foram apresentadas. O local será o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Exemplos de acomodações e valores foram apresentados. Jussara Almeida (UFMG) e Dorgival Guedes (UFMG) falaram sobre os problemas de organizar sessões em paralelo. Michael Stanton (RNP e UFF) falou sobre o problema com o WRNP, e requisitou mais salas/vagas para o workshop em 2013. Jacir Bordim falou sobre o folder, a Chamada de Trabalhos e o portal do evento. Carlos Ferraz (UFPE) e José Suruagy (UFPE) apresentaram os planos para o trabalho do Comitê de Programa. As datas importantes (submissão de artigos, notificação de artigos aceitos, envio das versões finais, etc.) para o SBRC 2013 foram apresentadas. Foram levantadas discussões sobre a inclusão de um “árbitro” por artigo. Francisco Brasileiro (UFCG) sugeriu aumento do período de resolução de conflitos. Posteriormente, então na condição de Coordenador de Workshops, falou sobre o que espera dos workshops. A seguir, Joni Fraga (UFSC) apresentou a proposta do SBRC 2014 em Florianópolis, incluindo informações locais, transporte, infraestrutura e as instituições envolvidas (DAS/UFSC, INE/UFSC e, possivelmente, a UNIVALI). Um histórico dos eventos organizados foi mostrado juntamente com a composição da Organização Local. A realização do SBRC em 2014 em Florianópolis foi aprovada por unanimidade. Ficaram registradas as intenções da UFES e da UFBA em organizar o SBRC em 2015. A proposta da UFES foi registrada por Magnos Martinello. No caso da UFBA, houve duas propostas, uma registrada por Fabíola Greve e o outra por Alírio Sá, Marcos Barreto, Raimundo Macedo e Sérgio Gorender.

Dando seguimento à pauta, Luciano Paschoal Gaspary solicitou a Elias Procópio Duarte Júnior para apresentar o Plano de Ações realizado em 2011 pela Diretoria do LARC. Elias resumiu o plano, chamando atenção para as atividades de revisão do Estatuto e de regularização da situação jurídica do LARC. Sobre o processo de regularização, Célio Vinicius Neves de Albuquerque (UFF) fez um relato detalhado. Fez-se um agradecimento a ele e a Artur Ziviani (LNCC) por darem início a esse trabalho, ainda em andamento.

Luciano Paschoal Gaspary relatou o andamento do periódico JISA – iniciativa do CGI.BR, CE-RESD/SBC e LARC – mantido pela Springer. Segundo ele, o JISA tem atraído um conjunto crescente de submissões e os artigos já publicados têm tido um conjunto bastante satisfatório de acessos (i.e., downloads).

Seguindo com a reunião, Luciano Paschoal Gaspary falou sobre a proposta de nova Diretoria (2012-2014) para o LARC. A proposta de Diretoria, trazida pela atual, é composta por: Elias Procópio Duarte Junior (UFPR) como Diretor do Conselho Técnico-Científico; Rossana Andrade (UFC) como Vice-Diretor do Conselho Técnico-Científico; Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS) como Diretor Executivo; e Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE) como Vice-Diretor Executivo. A proposta de nova Diretoria foi colocada em votação entre os representantes das instituições-membro do LARC e aprovada por unanimidade.

A seguir, Ronaldo Ferreira passou a palavra a Thaís Vasconcelos Batista, que relatou o trabalho de atualização do Qualis na CAPES. A classificação de periódicos e conferências deverá ser feita em breve pela CAPES, usando como base as informações de fator de impacto (JCR e H-index) reunidas e consolidadas pelo CTC da área de Computação (trabalho liderado por Altigran Soares da Silva).

Em seguida, Ronaldo Ferreira comunicou aos presentes que as informações do SBRC no BDBComp estão atualizadas até o ano de 1999. A CE-RESD providenciará nos próximos meses a digitalização dos anais dos anos anteriores.

Eu, Eduardo Cerqueira (UFPA), secretário da reunião, lavrei esta ata, que vai assinada por mim, por Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS), Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC (Gestão 2010-2012) e por Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da SBC (Gestão 2011-2013), após aprovação.


___________________________

Eduardo Cerqueira

Secretário da Reunião

______________________________

Luciano Paschoal Gaspary

 

Diretor do CTC do LARC (Gestão 2010-2012)

 

______________________________

 

Ronaldo Ferreira

Coordenador da CE-RESD da SBC (Gestão 2011-2013)