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Reunião 63 (Online, 26/05/2022)

 

ATA da 63ª reunião do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) realizada aos vinte e seis dias do mês de maio de dois mil e vinte e dois, às treze horas e trinta minutos, online.


Estiveram presentes Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ - Coordenador da CE-RESD - Diretor Executivo do LARC), Ronaldo Alves Ferreira (UFMS - Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC), Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA - Vice-Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC), Anelise Munaretto (UTFPR - Vice-Diretora Executiva do LARC), Nelson Fonseca (UNICAMP),  Igor Monteiro Moraes (UFF), Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA), Flavia Coimbra Delicato (UFF), Leandro Villas (Unicamp), Michelle Silva Wangham (UNVALI/RNP), Lourenço Alves Pereira Júnior (ITA), José Eduardo Malta de Sá Brandão (IPEA), Fabíola Greve (UFBA), Alberto Egon Schaeffer Filho (UFRGS), Priscila Solis Barreto (UnB), Iara Machado (RNP), Rafael Lopes Gomes (UECE), Gustavo Neves Dias (RNP), Rodrigo de Souza Couto (UFRJ), Antonio Augusto de Aragão Rocha (UFF), Weverton Luis da Costa Cordero (UFRGS), Fábio Luciano Verdi (UFSCar), Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa (UFRJ), Francisco Vilar Brasileiro (UFCG), Geraldo Pereira Rocha Filho (UnB), Marcos Fagundes Caetano (UnB), Aldri Luiz dos Santos (UFMG), Dorgival Olavo Guedes Neto (UFMG), Gustavo Sousa Pavani (UFABC), Rafael Pereira Esteves (IFRS), Jéferson Campos Nobre (UFRGS), Rossana Maria de Castro Andrade (UFC), Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE), Flávio de Oliveira Silva (UFU), Daniel Ludovico Guidoni (UFOP), Marcelo Antonio Marotta (UnB), Michele Nogueira (UFMG), William Ferreira Giozza (UnB), Roger Immich (UFRN), Edelberto Franco Silva (UFJF), Juliana de Santi (UTFPR), Divanilson Rodrigo Campelo (UFPE), Allan Edgard Silva Freitas (IFBA), Mauro Fonseca (UTFPR), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC), Diogo Menezes Ferrazani Mattos (UFF), Dianne Scherly Varela de Medeiros (UFF).


PAUTA COMUM CE-RESD e LARC

1. Apresentação da 62ª ata (Reunião de dezembro de 2021)

- A ata está disponível em http://www.larc.org.br/index.php/reunioes

2. Relato sobre a organização do SBRC 2022

- Relatores: Organizadores Gerais (Rafael L. Gomes (UECE) e Rossana M. Andrade (UFC)) e TPC Chairs (Leandro Villas (UNICAMP) e Flavia Delicato (UFF))

3. Relato sobre a organização dos próximos SBRCs:

- 2023 (Brasília)  Relatores: Geraldo Pereira, Marcelo Marotta e Marcos Caetano (UnB)

- 2024 (Niterói) Relatores: Antônio Augusto de Aragão Rocha (UFF).

4. Proposta do professor Nelson Fonseca para nome do Prêmio Destaque do SBRC

Relator: Ronaldo A. Ferreira (UFMS)

5. Proposta de criação do prêmio de Artigo de Maior Impacto da Década (Test-of-Time Award)

Relator: Ronaldo A. Ferreira (UFMS)

6. Participação no Comitê de Avaliação de Novos Grupos de Trabalho (CANG) da RNP, Edital 2021

Relatores: Anelise Munaretto (UTFPR), pelo LARC e Eduardo Cerqueira (UFPA), pela SBC

7. Participação no Comitê de Avaliação de Projetos de Inovação para Avaliação Final dos GTs Fase 1 no Ciclo 2021 (GAPI 2021)

Relatores: Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ) e Alberto Egon Schaeffer Filho (UFRGS)

8. Representante do LARC e da SBC no Conselho de Administração RNP (CADM)

Relatores: Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ) e Alberto Egon Schaeffer Filho (UFRGS)


PAUTA CE-RESD

9. Relato sobre situação financeira da CE-RESD

10. Relato sobre as atividades de agosto de 2021 a maio de 2022


PAUTA LARC

11. Relato sobre as atividades de dezembro de 2021 a julho de 2021


Às 13h35min, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS – Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC) abriu a reunião agradecendo a todos os presentes. Antes de passar a palavra para os organizadores do SBRC 2022, Ronaldo falou sobre a 61a ata da reunião extraordinária realizada em maio de 2021 e sobre a 62a ata da reunião realizada durante o SBRC2021 em dezembro de 2021, disponibilizadas em http://www.larc.org.br/index.php/reunioes

O próximo item da pauta foi o relato dos organizadores gerais do SBRC 2022 realizado pelos professores Rafael L. Gomes (UECE) e Rossana M. Andrade (UFC). Rafael começou o relato falando que após a reunião anterior (em agosto de 2021), a ideia era fazer o simpósio em modelo híbrido, porém em janeiro de 2022 ficou decidido (e comunicado a todos por e-mail) que o SBRC2022 seria virtual devido às incertezas causadas ainda pela pandemia. Falou sobre a plataforma Ikone Digital e suas estatísticas. Agradeceu todas as coordenações: CTD, Workshops, Minicursos, Salão de Ferramentas, Palestras, Painéis, Hackathon, MUSAS, citando ainda novos brindes e prêmios (incluindo premiação para melhor dissertação e melhor tese). Um agradecimento especial foi feito aos membros do TPC e aos TPC Chairs, Leandro Villas (UNICAMP) e Flavia Delicato (UFF). Em seguida Flavia iniciou agradecendo ao Rafael e à Rossana pelo convite e a todos participantes. Ela falou sobre o calendário apertado devido ao SBRC2021 ter sido em dezembro. Falou sobre algumas mudanças do TPC, onde alguns membros saíram e outros novos entraram (total de 128 membros). Falou sobre os principais tópicos dos artigos submetidos/aceitos. Falou também da redução do número de submissões. Em seguida fez um relato sobre os artigos, apresentando como foram feitas as atribuições, inicialmente seguindo a atribuição automática do JEMS (baseado no BID realizado pelos revisores) e falando ainda da eliminação do Rebuttal, mas mantendo a discussão dos conflitos. Ao todo foram 15 sessões técnicas de 60 minutos, com 3 artigos de 20 minutos com todas as apresentações gravadas caso necessário. Comentou sobre os melhores artigos e as versões estendidas para as duas revistas (Ad Hoc Networks e ITU J-FET), e que isso poderia atrair um maior número de submissões. Francisco Brasileiro (Fubica) falou sobre o JISA (que antigamente os artigos eram submetidos a essa revista), que seria interessante contactar outra revista visto que as duas revistas escolhidas são da área de Redes e não de Sistemas Distribuídos. Abelém sugeriu para retomarmos as submissões a revistas dos melhores artigos.

Rafael falou sobre o financeiro, onde o patrocínio total captado foi de R$190.000,00, onde R$24.000,00 do CNPq e  R$20.000,00 da FUNCAP. Porém, dois patrocínios foram perdidos: BNB (R$30.000,00) e Casa Civil (R$30.000,00). No total foram 247 inscritos no evento, com mais de 100 na semana anterior ao evento devido ao resultado divulgado dos workshops. No total foram R$220.000,00 em receitas e R$180.000,00 em despesas (com um balanço de R$40.000,00 dependendo do pagamento de dois patrocinadores pendentes (Huawei e Angola Cables). Em relação às receitas e despesas, inúmeros desafios e reflexões devem ser feitas, incluindo captação de patrocinadores; data do evento próximo ao ciclo de ano fiscal; data fora do edital da CAPES; desinteresse no perfil do evento científico; Google afirmou este ano que não irá mais patrocinar eventos da SBC; concorrência com outros eventos, como CSBC, WebMedia, WRNP; sobrecarga da equipe da SBC (demora nas respostas); redução da participação e submissões no evento pela comunidade.

Antonio Augusto falou que talvez possamos tornar o evento mais atrativo para a indústria. Bona falou que concorda com o Antonio Augusto mas acha que deveríamos repensar a lista de busca por patrocinadores. Nabor Mendonça falou sobre a importância do evento ser presencial, da presença dos alunos e da pouca citação dos nossos artigos. Allan falou sobre outros efeitos do baixo número de inscritos e também de alunos que trabalham fora do Brasil. Como reflexão, Lisandro falou das empresas que talvez o interesse seja em relação aos recursos humanos que a gente forma. Lisando ainda acha que o evento pode ser remoto mas não para quem apresenta e que a vantagem que temos agora é ter as apresentações gravadas. Eduardo Cerqueira falou sobre a participação dos pesquisadores em lives com as empresas. Francisco Vilar Brasileiro falou que a discussão é importante, mas que poderiam ter mais reuniões LARC/CE-RESD (de forma remota) e sugeriu criar grupos de trabalho. Rafael finaliza falando sobre essas e outras reflexões. Ele falou da necessidade de termos um Manual de Organização e também de mudar a data do evento para fazer junto com outro evento na área (talvez, SBSEG, outros) para redução de custos. Ele citou o aumento dos custos do evento presencial atualmente. Finalizou agradecendo a todos. José Marcos falou sobre captação de recursos, sobre ter uma equipe sempre responsável. Rafael falou que a Michele está comandando uma iniciativa de mapear as empresas para captação de recursos. Ronaldo agradeceu ao Rafael e a Rossana pelo excelente trabalho.

Ronaldo colocou em votação a ata da última reunião realizada durante o SBRC2021 em dezembro de 2021.

Fabiola gostaria de formar um grupo na área de Blockchain e convidou a todos interessados a participarem.

Em seguida, Antonio Augusto falou sobre a proposta para organizar o SBRC2024 em Niterói. Ele apresentou a equipe de apoio incluindo o Diego Passos (UFF), Carlos Campos (UNIRIO), Daniel Sadoc (UFRJ) e o TPC Chair seria composto pelo Célio Albuquerque (UFF) e Magnos Martinello (UFES). O SBRC2024 será no Instituto de Computação da UFF e ele apresentou toda a infraestrutura disponível da UFF para o evento, além dos pontos turísticos da cidade, incluindo Museus, Parques e Fortalezas. José Marcos falou que as próximas coordenações do SBRC deveriam buscar um equilíbrio de gênero, pois não havia nenhuma mulher citada na organização. Lisandro perguntou se tivemos outras candidaturas. Miguel relatou que mandou email para as listas porém a única candidatura foi de Niteroi. Iara perguntou sobre as datas do SBRC2024, mas Augusto comentou que ainda não foram definidas. Francisco falou que seria ótimo para o rodízio o SBRC ser em Niteroi. Resultado da votação da candidatura de Niteroi ao SBRC 2024: aceito por unanimidade.

Em seguida foi passada a palavra para Marcelo Marotta e Geraldo Pereira (UnB), sobre a organização do SBRC2023. O evento será de 22 a 26 de maio de 2023 em Brasília. Falaram sobre Brasília, a infraestrutura disponível e sobre as opções de hotel (ainda em análise), Hotel Royal Tulip (50 salas) e Hotel Brasil 21 (100 salas). Falaram sobre o formato do evento e dos desafios do modelo presencial. Falaram sobre a participação da comunidade no evento e do alto custo do presencial com a redução dos patrocínios. Citaram que a FAPDF e CAPES estão sem editais previstos para o próximo ano, o auxílio do CNPq depende do orçamento, e que o CGI.BR auxilia no máximo com 40% do evento. Marotta apresentou uma perspectiva de custo otimista onde o total previsto para o Hotel Tulip seria de 497.720,00 reais. Miguel falou sobre a possibilidade da CAPES abrir edital neste ano. Em seguida, Marotta apresentou a visão pessimista com ações para redução de custos. José Marcos perguntou se não poderia ser na própria UnB. Marotta disse que poderia ser na Fundação FINATEC/UnB. Ronaldo pediu para eles analisarem esses outros locais de menor custo como espaços da UnB. Rafael disse para fazer lista prévia ou pré-inscrição. Pode ser feita essa discussão entre os TPC chairs. Francisco voltou à discussão sobre as lições dos eventos remotos, entre eles: organizar as palestras convidadas remotas, incluir (esquenta) palestras anteriores ao evento, esforço para os alunos de pós-graduação da cidade a participar do evento local presencial. Michele sugeriu que os minicursos poderiam ser online. Francisco falou sobre repensar um modelo de algumas atividades online sem altos custos. Marotta listou todos coordenadores do SBRC2023. Francisco falou sobre ter dois coordenadores homens da área de Redes. Ronaldo falou sobre consultar antes o steering committee sobre nomes para TPC Chair. Nabor sugeriu que a escolha do TPC Chair fosse da CE-RESD.

Passamos ao 4o item da pauta, onde o prof. Nelson Fonseca defendeu que o prêmio destaque SBRC deveria ser alterado para Destaque SBRC Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte. José Marcos perguntou se o nome do Prêmio seria permanente. Suruagy falou que deveríamos pensar melhor sobre esse prêmio. Nelson sugeriu dividir os prêmios. Lisandro falou que na SBC que mérito científico foi nomeado um patrono. Luis Costa concorda com o Nelson pois acha que o Otto deveria ter sido homenageado com essa premiação em vida. Ronaldo pediu para o item ir para votação, aceito por unanimidade o Prêmio Destaque Otto Duarte.

Próximo item da pauta, Ronaldo falou sua proposta para Prêmio para melhor artigo de Maior Impacto da Década (Best Time of Awards). Ele iniciou falando da baixa citação dos artigos do SBRC, mesmo incluindo as autocitações. O objetivo seria premiar o trabalho de destaque da década, melhorar a médio e longo prazo as citações, entre outros termos propostos. Colocou ainda que o prêmio não precisaria ser obrigatório, podendo ter anos que ninguém ganharia. Bona sugeriu criar uma sessão com os artigos da década para que os autores pudessem representá-los. Lisandro disse que talvez o número de citações fragilize o prêmio. Antonio Augusto concorda com o prêmio de artigo da década, Fábio Verdi também concorda e sugere que a escolha seja o artigo mais citado da década (independente do número de citações). A proposta do Ronaldo seria utilizar os membros do LARC e da CE-RESD para avaliarem os cinco artigos mais citados (e a qualidade das citações) como ponto de partida. Antonio Augusto acha que deveríamos olhar o conjunto da obra e esquecer as citações e Lisandro também concordou com a proposta do Antonio Augusto. Fabio lembrou que o que está sendo votado é a ideia do prêmio e não como seria a escolha. Foi colocado em votação a proposta do prêmio. Como resultado a proposta foi aprovada por unanimidade.

Miguel passa para o próximo item da pauta: participação no GAPI 2021  (Grupo de Avaliação de Projetos de Inovação)  no Comitê de Avaliação e Seleção dos GTs de Fase 1. Participação do LARC (Miguel Campista) e SBC (Alberto Schaeffer-Filho) neste comitê. Eles participaram também do Comitê de escolha dos GTs em 2020 (CANG2020).

Próximo ponto da pauta, Miguel falou sobre a representação do LARC e da SBC no CADM (Conselho de Administração da RNP). Solicitação do MCOM (Ministério das Comunicações) para participar do conselho. Miguel falou que isso gerou uma rediscussão sobre os membros do conselho. Uma diretriz é que esse conselho seja pequeno.

Mudança de representação do conselho, Alberto será conduzido por mais um ano no CADM como representante CE-RESD. Sugestão de maiores mandatos, visto que o estatuto social da RNP prevê mandatos de 2 anos aos representantes natos.

Em seguida, Miguel apresentou a Situação Financeira da CE-RESD: 248.468,62 reais em 22/03/2022. Relato sobre as atividades: migração de página para a SBC (https://ce-resd.sbc.org.br); inclusão de vídeos de palestras; confecção das placas prêmios destaque; participação no CSBC2022; a CE-RESD deu apoio ao Grupo de Interesse de Computação em Nuvem. Miguel ainda sugeriu, como ideias futuras a criação de um canal no Youtube para hospedagem dos vídeos CE-RESD/LARC e palestras online de pesquisadores internacionais para aproximar mais a comunidade das mídias sociais. Fabiola sugeriu usar recursos da CE-RESD para pagar dois estagiários (designer e comunicação) para apoio com essas midas. Lisandro confirmou que a SBC autoriza esse tipo de gasto. Fabiola sugeriu ainda dar apoio às mídias sociais dos eventos. Michele disse que a CE-SEG criou uma conta da CE e os eventos (como SBSeg) usam as mídias, ela sugeriu criar uma conta única ligada às mídias sociais.

Próximo item da pauta: relato do LARC. Ronaldo citou que a última reunião do LARC foi em dezembro de 2021. O LARC acompanhou a evolução do SBRC2022 e também realizou o registro em cartório da ata com mudança da diretoria do LARC.

Ronaldo, disse que como último ponto, conforme uma sugestão do Otto de 2 anos atrás, no próximo ano teremos eleições para o CGI.br. Ele sugeriu que as comissões especiais tivessem CNPJ. Lisandro disse que as comissões especiais não podem ter CNPJ por estarem abaixo da SBC. Porém, existem outras estruturas que têm CNPJ, as seções do IEEE, elas tem CNPJ no Brasil e poderiam ser usadas. Estas seções do IEEE devem ter acesso a um voto por CNPJ.

Por fim, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) agradeceu a presença de todos e concluiu a reunião às dezesseis horas e quarenta minutos.

Não havendo mais nada a tratar, a reunião foi encerrada. E eu, Anelise Munaretto (UTFPR), secretária da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e por Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), Diretor do Conselho Técnico-Científico do LARC, após aprovação.